A lapidação é o processo de lixamento do piso onde utilizamos máquinas específicas e uma sequência de até 16 grãos de lixas. Nesse processo, após o lixamento, fazemos o polimento e por último a impermeabilização ou Cristalização.
A figura AO LADO, mostra um conjunto de máquinas que utilizamos para fazer todo esse prcesso.
Na figura ao lado, temos a lapidação feita em um dos banheiros do Shopping Iguatemi. Nesse processo utilizamos uma sequência de 7 (sete) lixas abrasivas com posterior Cristalização. A quantidade de lixas utilizadas varia de acordo com o material e com o desgaste. Não fazemos desgaste sem necessidade em mármore ou granito. Técnicas corretas evitam o desgaste desnecessário de qualquer material.
Em alguns casos não é necessário fazer todo o procedimento de lapidação. Na foto ao lado fizemos apenas a uniformização do mármore da rampa do Palácio do Planalto. Com o lixamento adequado, evitamos a troca de várias peças de mármore, economizando dinheiro público e deixando um aspecto de novo. Importante ter Consciência para fazer o correto!
Na foto ao lado, após remover a eflorescência, fizemos um polimento e posterior impermeabilização.
Evitamos a troca do revestimento com um processo simples e muito mais barato que a mão de obra do pedreiro.
Outro processo desconhecido é a LAPIDAÇÃO em mesas e bancadas de Mármore e Granito. Apesar de ser um processo bem técnico, é possível esse tipo de serviço. Normalmente, nas lapidações, utilizamos polidoras pesadas para fazer o lixamento. Em bancadas e mesas utilizamos máquinas específicas que deixam uma restauração PERFEITA!